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Optimizar SEO: As melhores formas de optimização para sites / blogs

Optimizar o SEO de um website / blog costuma ser algo complicado para os iniciantes / amadores. Nem todos os webmasters / blogueiros sabem o que fazer para receberem o maior número de visitas orgânicas possível.

Eu mesmo passei pelo mesmo problema quando criei o meu primeiro blog no Blogger do Google. Muito dificilmente recebia visitas vindas dos motores de busca quando pesquisavam por temas que eu falava. Não sabia como optimizar o SEO da melhor maneira possível, aliás, nem sabia o que isso era.

Com o tempo fui aprendendo, através de várias pesquisas e de um plugin do WordPress que foi fundamental. O plugin apenas me ajudava a optimizar o SEO, mas foi com ele que descobri as técnicas “secretas”.

 

Exemplo do número de visitas orgânicas no meu website

Na imagem abaixo podem ver um extracto de um relatório de visitas orgânicas que recebi no meu website. E o melhor disto tudo é que maioria delas só vão ter a um dos meus vários posts. Como podem ver, em praticamente 2 meses recebi mais de 7000 visitas orgânicas.

Optimizar SEO - Visitas orgânicas Marcos Trindade

 

Querem aprender a receber mais tráfego á borla desta forma? Continuem a ler.

 

Optimizar SEO – Principais focos.

Para optimizar o SEO da melhor maneira nos vossos artigos / posts, precisam de fortalecer duas coisas: Leitura e Palavras chave. Ou seja, os artigos têm que ser fáceis de ler, de modo a que não cansem os vossos leitores, assim como tem que estar focados no respectivo tema.

Existem ainda outras melhorias que podem impulsionar o ranking dos vossos blogs e que vou apontar aqui.

Os motores de busca promovem os melhores artigos para as primeiras páginas de pesquisa de acordo com estes dois pontos.

Vamos passar ao mais importante, que é explicando isto de forma detalhada. Vou postar os pontos mais importantes para o lado da leitura e os mais importantes para o lado das palavras-chave.

Para cada ponto, usem este meu artigo como exemplo, seja no título, descrição e texto em si. As palavras-chave que uso aqui são a Optimização SEO, para terem uma ideia do que pretendo explicar.

 

Optimizar SEO – Leitura.

Os pontos mais importantes para optimizar o SEO na parte da leitura de um artigo são os seguintes:

  • Parágrafos curtos. Não criem texto muito junto, separem com parágrafos. Não excedam as 40 / 50 palavras em cada parágrafo. Os motores de busca penalizam os artigos que não obedeçam a este critério.
  • Não passem das 20 palavras por cada frase. Certifiquem-se que pelo menos 75% das vossas frases não ultrapassem as 20 palavras.
  • Os artigos têm que ter pelo menos 250 palavras. Conteúdo abaixo deste número é considerado como insuficiente e penalizador para os motores de busca.
  • Usem sub-títulos, pelo menos um deles com a palavra chave. Separar os textos com sub-títulos é sinónimo de qualidade de leitura e organização. Vejam os meus sub-títulos (a verde) como exemplo. Como podem ver, pelo menos num deles usei as palavras chave “Optimizar SEO”.

 

Optimizar SEO – Palavras-Chave

Agora, os pontos mais importantes para poderem optimizar o SEO na parte das palavras-chave. Este ponto é o mais importante! São eles os seguintes:

  • Usem a palavra-chave no início do título do artigo. Se puder ser logo a primeira palavra, melhor. Se for a segunda ou terceira, também não tem problema. Agora nunca metam a palavra-chave do vosso tema a meio ou no fim. Isto para os motores de busca pode criar confusão, baixando o artigo no ranking.
  • Usem a palavra-chave no primeiro parágrafo do corpo do artigo. Como o primeiro parágrafo é o que aparece por defeito na descrição do vosso artigo nas listas do Google, convém estar também visível. Aparecendo a palavra-chave tanto na descrição como no título, é um bónus para quem a procura.
  • Usem a palavra-chave várias vezes no texto. Para além de ter que aparecer no título e primeiro parágrafo, usem mais algumas vezes no corpo do texto dos artigos. Isto é bom para os motores de pesquisa, pois significa que o que está escrito coincide com o tema em si.
  • Postem pelo menos uma imagem, contendo descrição e a respectiva palavra-chave. Para os motores de pesquisa, um artigo apenas com texto não é sinónimo de qualidade. Por isso adicionem pelo menos uma imagem. Certifiquem-se que, ao escreverem a respectiva descrição, que contenha pelo menos uma vez a palavra-chave.
  • A Meta-Description tem que ser curta, assim como a a palavra chave. A meta-description é o endereço (ou link) do artigo, e este não pode ser longo. É algo que vocês podem editar nos vossos sites e blogs, por isso certifiquem-se que não tem mais de 30 / 35 caracteres. A palavra chave tem que estar lá incluída.

 

Optimizar SEO – Melhorias importantes

Para além destes dois pontos, podem ainda fazer umas melhorias para optimizar ainda mais o SEO. As melhorias que vos recomendo são as seguintes:

  • Postem pelo menos 1 link externo. É recomendado cada artigo ter pelo menos um link de redireccionamento para um outro website.
  • Postem pelo menos 1 link interno. Também é recomendado cada artigo ter pelo menos um link de redireccionamento interno. Ou seja, um link que seja redireccionado para outra ligação dentro do vosso blog. Isto é bom para combater a Taxa de Rejeição, ou seja, o facto de um visitante apenas ler um artigo e não ler mais nada.
  • O primeiro parágrafo (descrição) tem que ter no máximo 80 caracteres. Não ultrapassem este número, pois não dá boa imagem quando um visitante vê a descrição do vosso título. Para além disso, penaliza um bocadinho no ranking dos motores de pesquisa.
  • O título tem que ter no máximo 50 caracteres. Para além de prejudicar no ranking, não dá boa impressão aos visitantes ter um titulo demasiado grande.
  • Certificado SSL activado. Vejam a imagem abaixo. Estão a ver o endereço do meu site? Estão a ver o que está atrás do endereço? Sim, o Http:// e o seguro a verde. Aconselho-vos a terem isso activo. O Certificado SSL é algo que costuma vir nos pacotes de alojamento. Por isso, se não têm isso activo, entrem no CPanel, seleccionem a opção do SSL e activem isso. O facto de não terem isso activado significa para o Google que o vosso site é inseguro, pelo que vos pode prejudicar bastante no SEO.Certificado SSL - Marcos Trindade

Finalizando…

E pronto pessoal, estas são as técnicas mais importantes na optimização do SEO. Ah, após criarem um artigo bem optimizado, pode demorar semanas ou até uns meses para receber bastantes visitas orgânicas.

Para além disso, nem todos os temas recebem muitas visitas. Depende do tema em si. Existem temas que estão actualmente “na moda” e outros que não são tão procurados. Tudo depende do tema em si.

Espero que isto vos tenha ajudado. Não se esqueçam de partilhar e de meter um “gosto” na minha página de Facebook.

Have fun! 🙂

 

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